5 cuidados indispensáveis para roupa de cama

Cuidar da roupa de cama é essencial para a sua saúde. Isso mesmo, deixar de lavar ou trocar a roupa de cama com certa frequência pode ocasionar doenças e alergias.

Mas, não precisa se preocupar! Para te ajudar a lidar com as roupas de cama do jeito certo, preparamos esse artigo. Nele você aprenderá 5 cuidados indispensáveis para começar a praticar hoje mesmo!

5 cuidados indispensáveis com a roupa de cama

1) Mantenha sua roupa de cama sempre limpa

Provavelmente esse cuidado você já conhece e está acostumado a fazer, afinal aprendemos a manter lençóis, fronhas e cobertores limpos desde crianças. Mas, você sabia que existem maneiras certas de lavá-los?

Cada item deve ser lavado de uma forma específica, conforme o tipo de material que é feito. Para saber o que pode ou não fazer na lavagem é só conferir a etiqueta de cada um. Dessa forma você saberá se a roupa de cama pode ser lavada na máquina e se pode utilizar água quente.

Lembrando que para uma limpeza mais eficiente, principalmente para quem tem alergias respiratórias ou de pele, o melhor é lavar na água quente, com produtos neutros e hipoalergênicos.

2) Troque o conjunto com frequência

Pode parecer besteira, mas você deve trocar o conjunto de sua roupa de cama toda semana. Mesmo que não pareça sujo, seus lençóis e fronhas estarão com partículas de cabelo e pele que o corpo solta normalmente. Além de poeira e eventuais sujeiras (comidas, pés, roupas e até mesmo patas do pet).

Para cobertores e edredons esse tempo pode ser um pouco maior (de 1 a 3 meses) dependendo do cuidado que você tem com eles, como chacoalhar para remover poeiras e deixar ao ar livre.

Ah, para crianças, idosos ou pessoas acamadas a troca pode acontecer com uma frequência maior, ou seja, mais de uma vez por semana.

3) Passe suas roupas antes de guardar

Agora um cuidado que pode ser cansativo, mas que é fundamental até para ajudar na organização de seu armário é passar a roupa de cama a ferro. O calor extremo ajudará a manter as roupas de cama esterilizadas, além de facilitar as dobras dos lençóis e mantas que acabam ocupando bastante espaço na hora de colocar no guarda-roupa.

4) Sempre lave a roupa de cama antes do primeiro uso

Nunca use uma peça nova de roupa de cama, incluindo colcha, edredom, cobertor ou até mesmo protetor de colchão e travesseiro sem lavar. Por mais rigoroso que seja o controle da fabricante, do transporte e da loja que fez a venda, essas peças sempre são expostas a sujeiras. Principalmente microrganismos como ácaros e bactérias.

Importante: antes de lavar, leia as instruções na etiqueta para saber qual é o melhor modo de realizar essa tarefa.

5) Procure guardar cobertores, edredons e roupas mais pesadas embaladas

Por fim, temos uma dica de ouro: guardar aquelas roupas de cama mais pesadas, e que utilizamos com menos frequência, em embalagens plásticas. Para isso você pode utilizar a embalagem original ou alguma embalagem à vácuo que pode ser facilmente encontrada no mercado. Essa segunda opção é excelente pois mantém melhor a higiene da peça e ocupa bem menos espaço no armário.

Também é bom deixar as peças ao ar livre por algumas horas antes de usar, principalmente se elas ficaram muito tempo guardadas.

Importante: caso você note um cheiro mais forte, que possa ser mofo ou bolor, retire todas as peças do guarda-roupa para fazer uma faxina completa e as coloque para lavar.

Dica extra boca a boca: Faça uma pré-lavagem com a roupa de cama manchada

Uma dica extra que separamos para você é para aquelas peças manchadas. O correto é remover a mancha na hora que ela ocorre, mas caso isso não seja possível você precisa fazer uma pré-lavagem antes de misturar com as outras. Afinal, a última coisa que você quer é espalhar a mancha para outras peças, não é mesmo?

Nessa etapa vale o cuidado como se fosse roupa comum, ou seja, separando pela coloração e usando os produtos corretos. Depois de fazer essa limpeza, com sabão ou tira manchas, seguindo todas as instruções, é só enxaguar e lavar com o restante da roupa de cama normalmente.

Com esses cuidados ficou mais fácil e prático limpar a roupa de cama, não é mesmo? Não se esqueça de seguir nosso Instagram e Facebook para mais dicas como essa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *