Posso desentupir o vaso sanitário por conta própria?

Desentupir o vaso sanitário é, sem dúvidas, umas das tarefas mais desagradáveis a se fazer para manter a higiene do banheiro. Aliás, a maioria das pessoas quando se encontram nessa situação não sabem o que fazer e acabam piorando o entupimento.

Então, para te ajudar o Boca a Boca preparou esse conteúdo. Aqui você descobre como e quando fazer isso sozinho.

É possível desentupir o vaso sanitário sem um profissional?

Tudo vai depender da causa e do tipo de entupimento. Se for algo mais simples, causado por acúmulo de papel, cabelo ou excrementos (como fezes humana ou animal), a resposta é sim.

Agora, se for algo mais complexo, como um objeto que caiu e está impedindo a passagem ou problemas hidráulicos, então você precisará de um profissional. Isso porque em casos assim é preciso um conhecimento técnico e ferramentas próprias para a situação. 

Mas, não se preocupe, nós também podemos te ajudar nessa situação. Solicitando um orçamento com nossos desentupidores profissionais isso não será mais uma dor de cabeça. Clicando aqui você descobre como entrar em contato com eles.

E para te ajudar com as situações mais simples, separamos algumas dicas práticas. Basta continuar com a leitura.

Como desentupir o vaso sanitário?

1) Com desentupidores

A forma mais tradicional de desobstruir um vaso entupido é utilizando algum tipo de desentupidor. Na grande maioria das vezes o escolhido é aquele de borracha que você encontra em supermercados ou lojas de variedades. 

Para que ele funcione é preciso colocá-lo no centro do vaso e fazer movimentos para cima e para baixo. Essa repetição de movimentos acaba criando um vácuo que ajuda a desentupir o vaso. 

2) Com saco plástico ou papel filme

Uma solução um pouco mais inovadora para criar o vácuo muito útil é a vedação com saco plástico ou papel filme. Para isso você precisará de um saco plástico (como uma sacola de mercado ou um saco de lixo) ou papel filme de cozinha, algum tipo de fita (como durex, isolante ou crepe) e tesoura.

Em primeiro lugar é preciso levantar a tampa e o assento, assim como ter certeza de que a parte de cima da privada esteja seca para que a vedação funcione. Em seguida, com o saco ou papel filme cubra toda a superfície dela sem deixar nem um buraco. Lembrando que você escolhe o que for melhor ou mais fácil para você manusear.

Depois, com muito cuidado, passe a fita ou o durex para deixar o plástico bem colado no vaso, criando uma vedação perfeita sem escape de ar. Por fim, feche a tampa, sente em cima e puxe a descarga por alguns minutos.

3) Desentupir vaso sanitário com produtos químicos

Mas se você não pretende sujar as mãos ou fazer esforço, existem alguns produtos químicos que podem te ajudar. Antes de mais nada lembre-se de colocar os equipamentos de segurança, como luvas e óculos, e ler o modo de usar atentamente.

Alguns produtos que são ótimos para liberar o entupimento da privada são:

  • Soda Cáustica: existem soluções próprias para isso no mercado com modo de uso detalhado, como o Diabo Verde desentupidor.
  • Água sanitária com sabão em pó: jogue ½ litro de água sanitária (cândida) e depois ½ xícara de sabão na privada. Assim que os produtos começarem a interagir entre si é só puxar a descarga.
  • Detergente: para entupimentos que deixam a água baixa no vaso basta jogar 4 colheres de sopa de detergente com 1 litro de água quente e esperar 20 minutos para puxar a descarga.

4) Com mistura de bicarbonato e vinagre

Como nós já te ensinamos, em diversos artigos em nosso blog, o vinagre e bicarbonato são ótimos coringas na limpeza doméstica. Por isso, usar a mistura de 1 colher de sopa de bicarbonato com meio copo de vinagre pode ser a sua salvação. Mas, antes de puxar a descarga é preciso deixar que ela fique agindo no vaso por 20 minutos.

5) Água quente

Por último, mas não menos importante, temos a água quente. Para os casos mais simples, geralmente uma quantia generosa dela costuma funcionar. Isso significa que você precisará ferver aproximadamente a quantidade de água que caiba em seu balde.

Depois, com muito cuidado, é só jogar aos poucos na privada. Geralmente é preciso que se repita todo o processo pelo menos uma vez para que o resultado seja mais eficiente. 

Agora você não terá mais nenhum pesadelo quando precisar desentupir o vaso sanitário já que conhece pelo menos cinco maneiras diferentes, não é mesmo? E para continuar preparado para situações inusitadas na hora de manter a manutenção de sua casa em dia é só seguir as nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *